quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ESTA IDEIA DA PROFESSORA SOLANGE FARIAS DE PASSAR PARA OS ALUNOS UMA NOVA FORMA DE APRENDIZADO FOI OTIMO MUITA GENTE APRENDEU VARIAS COISAS INTERESSANTES
ADORE!




maria rosa

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Comédia - Matemática aplicada ao n.º telemóvel

Quem é que me consegue explicar como é isto possível?

Matemática aplicada ao seu telemóvel..

A matemática tem coisas que nem Pitágoras explicaria. Aí vai uma delas...

Pegue uma calculadora porque não dá pra fazer de cabeça...

1 - Digite os 3 primeiros algarismos de seu telemóvel (não vale o indicativo 91, 93 ou 96...);

2 - Multiplique por 80;

3 - Some 1;

4 - Multiplique por 250;

5 - Some com os 4 últimos algarismos do mesmo telemóvel;

6 - Some com os 4 últimos algarismos do mesmo telemóvel de novo;

7 - Subtraía 250;

8 - Divida por 2;

Reconhece o resultado???????

É O NÚMERO COMPLETO DO SEU TELEMÓVEL!

Para esta eu tiro o chapéu...



Postado por: Cleonice e Iara

Vídeo - Teste de Matemática



Postado por: Cleonice e Iara

Vídeo - Parodiando matemática



Postado por: Cleonice e Iara

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Adivinha - As meias

Uma meia, meia feita,
Outra meia por fazer;
Diga lá, minha menina,
Quantas meias vêm a ser?


Cleonice

Adivinhas de matemática

As Pombas
Ia a passar um gavião por um campo e disse:
- Cem pombas!
Elas responderam:
- Nós não somos cem pombas, mas nós e outras tantas como nós e a quarta parte de nós e contigo, gavião, cem pombas farão…

Resposta:
44+44+11+1=100
a+a+1/4a+1=100
2a+1/4a=99
(2+1/4)a=99
9/4a=99
a=99*4/9
a=44
1/4a=1/4*44=11
 
logo
44+44+11+1=100

Cleonice

Mensagem - Matemática da Vida

Em nossa vida, como na matemática, devemos: 

- Somar alegrias; 
- Diminuir tristezas; 
- Multiplicar felicidade; 
- E dividir amor. 

Nestas dimensões, certamente todos gostamos da matemática. 

Somar alegrias 

Quem vive sozinho, longe dos outros, sem compartilhar alegrias, sem permutar experiências, diminui sua própria alegria e não alcança a felicidade. Ficamos, às vezes, penalizados, vendo tanta gente que ainda não fez esta descoberta. Pessoas que se fecham sobre si mesmas, por medo ou egoísmo, palmilham caminhos errados. Quem teme perder sua alegria, repartindo-a com os outros, ainda não aprendeu a psicologia humana. 

Diminuir tristezas 

A vida tem dessas compensações gratificantes. Quando conseguimos minorar a tristeza, nós é que saímos lucrando. Uma das mais profundas satisfações reservada a um coração humano é restituir o entusiasmo, a coragem e o otimismo aos irmãos da caminhada. 

Multiplicar felicidade 

Na família, no trabalho, na comunidade, em qualquer lugar onde plantamos felicidade, nós a multiplicamos. Felicidade partilhada é felicidade pessoal multiplicada. 

Dividir o amor 

Em matemática, quando dividimos um número pelo outro, o resultado final é sempre menor. Nas dimensões do amor humano, acontece exatamente o contrário. Dividir o amor com os outros é multiplicá-lo, é
aumentá-lo. Todo aquele que divide seu amor com alguém, descobre em seguida ter multiplicado seu amor. 

Somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar felicidade, dividir o amor: é o mais lindo programa de vida que podemos abraçar. 

O ser humano é comunicativo por natureza. Não aguenta viver sozinho. O individualismo é o caminho mais certo da infelicidade, para a solidão. Somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar felicidade e dividir amor é a rota mais segura da Alegria de Viver. São estes os misteriosos caminhos da vida.


Cleonice

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Poesia a voz do coração.: PRÓ-LETRAMENTO MATEMATICA PINHEIROS-ES: MUITA CRIATIVIDADE

Poesia a voz do coração.: PRÓ-LETRAMENTO MATEMATICA PINHEIROS-ES: MUITA CRIATIVIDADE

ISAAC NEWTON

voces sabiam que ISAAC NEWTON foi um dos mais importantes matematicos da historia brasileira?
uma das mais importantes ferramentas de que a matematica dispoe, para a resolucao de problemas ligados a situacoes concretas;sao as equacoes.o ingles ISAAC NEWTON ,um dos maiores cientistas que a humanidade conheceu , escreveu em seu livro '' ARITMETICA UNIVERSAL'' para resolver problemas referentes a numeros, ou relacoes entre quantidades; basta traduzir tal problema da linguagem corrente para a linguagem da algebra, isto e , a linguagem das equacoes.



maria rosa

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Jogos e Brincadeiras de Matemática

a)       Sacolinha de fatos:
Material: cartões com os fatos em nível dos alunos e sacola.
Como jogar:
4 a 6 jogadores ou turma dividida em equipes. Cada criança sorteia um cartão e fala o resultado. Se ela acertar, guarda o cartão consigo. Se errar, coloca o cartão novamente na sacola. Será vencedor o aluno que ficar com maior número de cartões.

b)                 Jogo das fichas:
Material: fichas com continhas.
Como jogar:
A classe será dividida em 2 grupos. Um aluno apresentará uma ficha com o fato e outro aluno falará o resultado. Quem errar terá que pagar prenda, cantar, fazer imitação, recitar, etc... Um aluno de cada grupo irá marcando no quadro de acertos. Será vencedor o grupo que conseguir maior número de acertos.

c) Pescaria das continhas:
Material:
1 caixote com areia ou serragem, cartões em formato de peixes com os fatos da adição.
Cada criança, na sua vez, retira o peixinho, fala o fato e a resposta. Se acertar, guarda o peixinho para si. No final, quem tiver mais peixes, vence.

d) Feirinha dos fatos
Material:
24 cartões com formato de frutas com os fatos da adição.
24 cartões com os resultados também com formato de frutas.
Como jogar:
4                   jogadores. Cada criança recebe 6 cartões com os fatos. Os demais cartões com os resultados dos fatos ficando sobre a mesa com a face para baixo. Na sua vez de jogar, a criança vira um cartão e vê se é o resultado de algum fato que está com ela. Se acertar, ela fica com o cartão. Se errar, devolve, colocando-o de volta ao cesto da mesa.

e)                 Sacolinha de fatos:
Material: cartões com os fatos em nível dos alunos e sacola.
Como jogar: 4 a 6 jogadores ou turma dividida em equipes. Cada criança sorteia um cartão e fala o resultado. Se ela acertar, guarda o cartão consigo. Se errar, coloca o cartão novamente na sacola. Será vencedor o aluno que ficar com maior número de cartões.

f)                    Jogo das fichas:
Material: fichas com continhas.
Como jogar: A classe será dividida em 2 grupos. Um aluno apresentará uma ficha com o fato e outro aluno falará o resultado. Quem errar terá que pagar prenda, cantar, fazer imitação, recitar, etc... Um aluno de cada grupo irá marcando no quadro de acertos. Será vencedor o grupo que conseguir maior número de acertos.

g) Jogo de Bingo:
Material: cartela, lápis, 100 fichinhas numeradas de 100 a 199 e grãos de         feijão.
Modo de jogar: Escolha 9 números de 100 a 199 e escreva-os na cartela. Ao sortear o número o professor trabalhará da seguinte forma: É o sucessor de 101. É o antecessor de 151. É formado  por 1 centena, 3 dezenas e 7 unidades. É o resultado de 100 + 50. Enfim, criar diferentes desafios para que os alunos resolvam...

h) Cruzadinha numérica: jogo para ser realizado em dupla para que os alunos troquem idéias sobre a forma correta de escrever por extenso cada número pedido. Chamar diferentes alunos para completarem a cruzadinha na lousa.

i) Distribuir para os alunos fichas amarelas representando as dezenas e vermelhas representando as unidades. Pedir aos alunos que, utilizando as fichas, representem os números indicados pelo professor. Por exemplo: 173 – ficha amarela, 7 azuis e 3 vermelhas.
j)  “Corrida dos Sapos”.
2 a 4 jogadores numeradas de 1 a 30 que deverão ser colocadas sobre a carteira, viradas para baixo. A cada jogada será retirada uma ficha, se for número par, andará 2 casas, se for número ímpar, andará 1 casa. Quem chegar primeiro será o vencedor.

As galinhas e os ovos

Descobre a Sequencia

Determine o próximo número da sequência
5, 11, 19, 29, 41, ...

Números Trocados

Os cigarros da menina luiza

Charada de Matemática antiga

Henry Briggs

Para começar: Henry nasceu em fevereiro de 1561 na cidade de Yorkshire na Inglaterra.
Henry sempre foi apaixonado por matemática, ele se formou em 1581 e 1585 e começou a fazer palestras de matemática no ano de 1592 começou seu sonho a se relaizar. Briggs foi o primeiro professor de Geometria de um colégio muito famoso em Londres. Mas foi a partir de 1615 que ele se dedicou completamente no estudo, cálculos e ensino dos logarítmos.
Entre os cientistas, Henry foi o mais responsável pela aceitação dos logarítmos no ano de 1919 foi aceito como professor de geometria na Faculdade de Oxford.
Após anos de estudos, Briggs reforçou seus conhecimentos e assim fez novas descobertas. Ele propôs os Logaritmos comuns com base 10, e também construiu uma tabela de logaritmos que foi usada até o século XIX, Henry Briggs foi e continua sendo um exemplo para aqueles que realmente aprecia a matemática e também para aqueles que desistem no primeiro obstáculo que encontra em sua frente. Temos que agradecê-lo pois graças a ele, hoje temos grandes conhecimentos de matemática. E ele provou também que a matemática está presente em nosso dia-a-dia e que nem todos apreciam a matemática como ela merece, mas não podemos exclui-la de nossas vidas e que gostando ou não de matemática, a melhor solução é aprender a conviver com ela.


MARIA ROSA